top of page

Marcelo Baptista nasceu em Montevidéu, Uruguai, filho de pai e mãe brasileiros. Deles recebeu o gosto pelas artes e, particularmente de sua mãe, o ofício da pintura. Cursou os estudos formais no Brasil e Uruguai formando-se em Desenho e Pintura aos 30 anos na Escola Nacional de Belas Artes em Montevidéu.

 

Aos 22 anos fez sua primeira mostra individual em Olinda (PE) iniciando assim sua exposição pública em ruas, feiras, bares, galerias, festivais, salões e concursos no Brasil, Uruguai e Argentina. Em 2002 obteve o Primeiro Prêmio no Concurso GVT de Arte Mural em Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). 

 

A curadora e crítica Radha Abramo escreveu: "Conferimos o primeiro prêmio GVT ao artista plástico Marcelo Ribeiro Baptista, tendo em vista que o seu trabalho chama a atenção direta dos usuários do aeroporto Afonso Pena, de Curitiba. A arte é direta, atinge a sensibilidade do espectador e resgata todo o seu conhecimento anterior. O artista reuniu a exuberante e eterna configuração dos sinais representativos de todos os povos conhecidos até o presente. A obra de Baptista é um espelho cultural da história da humanidade. A GVT, por sua vez, tem a sorte de contar com a obra plástica do artista premiado".

 

Atualmente mora em Florianópolis onde expõe pinturas e esculturas de forma permanente na Galeria Barcadalua na Praia do Pântano do Sul, na Casa da Alfândega no Centro e na Casa Açoriana em Santo Antônio de Lisboa.

 

“Para mim a Arte é um caminhar ao encontro de mim mesmo na trilha mágica da Liberdade e da Beleza. É ao mesmo tempo luta e alegria, terapia e comunicação, aprendizagem e entrega. É alimento. Como um pássaro canto e vôo, como um palhaço vou dando desajeitado minhas cambalhotas, como uma árvore apenas lanço sementes...”

bottom of page